domingo, 14 de dezembro de 2008

O Pênis do Curupira

Desenho, Tribo Ticuna. AM, Brasil. 2000

"Todas as crianças da casa iam para olhar aquela construção das imagens de cada bicho. Isso demorou mais de seis horas; não tiveram com fome porque tiveram merenda. Pela graça a todos, terminaram de fazer a escultura. Tinha uma grande imagem de curupira que parecia de verdade, todas as suas partes apareciam e foi uma grande risada para a turma. Este foi mais atraente do que o outro, porque aparecia todo o corpo e seu pênis enorme de 20 cm. Para as moças era grande espetáculo, todos iam para perceber com seu olho e segurar com sua mão, o pênis do curupira. Tinha pêlo pubiano, testículo enorme e seu famoso pênis.

Ao entardecer, a comunidade inteira soube da notícia daquele curupira e foram ver de perto. Cada dia era um grande espetáculo naquele pátio observando a imagem dos bichos. Todos os dias era visita para cada família com seus filhos amedrontados com aquelas estátuas de argila. Mas tinha um segredo, que todas as mulheres, moças e até mesmo homem chegava mais perto do curupira. Já as mulheres e moças logo ficavam de pé perto daquele curupira porque era bonito e vontade de pênis do curupira. Todas as tardes era local importante para passeio, diálogo, alegria com tudo aquilo que havia ali."

Lauro Mendes Gabriel

Arte-educador Ticuna

Relato de uma de suas aulas, em julho de 2000, no Curso de Capacitação de Professores Bilíngües Ticuna, em proposta desenvolvida pela Arte-educadora Suzana Gruber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário